Perguntas Frequentes

E-mail

E-mail

Manual de Configuração dos Clientes de e-mail

Alguns usuários preferem usar clientes locais para ter acesso ao serviço de e-mail, os clientes de e-mail permitem o armazenamento das mensagens de e-mail no computador do usuário.

O documento a seguir mostrará os passos necessários para que o usuário configure o seu cliente local de e-mail. Os exemplos serão baseados nos clientes de e-mail mais comuns, que são eles o Thunderbird e o Outlook, além do cliente de e-mail do Android.

Para e-mails do Centro Tecnologia, quando solicitado utilize: usuario@ct.ufpb.br

Configurando o Thunderbird

Caso não haja nenhum serviço de e-mail já configurado no seu cliente de e-mail Thunderbird, ele abrirá uma janela para ajudar na primeira configuração. Na Figura 01 podemos ter uma visão da janela em questão. O assistente de configurações também pode ser acessado através do menu: Arquivo > Novo > Configurar conta de e-mail...

Figura 01 – Janela de ajuda de configuração do cliente Thunderbird.

Na Figura 01, clique no botão “Ignorar e usar meu e-mail existente”, preencha seus dados como na Figura 02 e clique em “Continuar”.

Figura 02 – Dados do e-mail.

Ao clicar em “Continuar”, o usuário será redirecionado para uma janela que indica uma tentativa do Thunderbird de conectar-se ao servidor de e-mail. Clique no botão “Config. manual” para informar as opções de conexão ao servidor, esse procedimento pode ser visto na Figura 03.

Figura 03 – Janela de tentativa de conexão.

Na configuração manual, será necessário a inserção de algumas informações referentes a conexão do cliente de e-mail com o servidor. Segue a Figura 04 com os dados que devem ser preenchidos.

Figura 04 – Dados para realizar a conexão com o servidor de e-mail.

Após o preenchimento de todas as informações, basta clicar em “Concluir” para finalizar a configuração, nesse momento o usuário já deve ser capaz de sincronizar o seu cliente de e-mail com o servidor.

Configurando o Outlook

Caso não haja nenhum serviço de e-mail já configurado no seu cliente de e-mail Outlook, ele abrirá uma janela para ajudar na primeira configuração. Caso já exista a configuração de uma conta de e-mail, basta seguir até o menu “Ferramentas” e clicar na opção “Configurações de Conta”, como na Figura 05.

Figura – 05 Acessando o menu de Configurações de Conta do Outlook.

A janela Configurações de Conta será exibia, Clique na opção “Novo” para cadastrar uma nova conta de e-mail, o procedimento é exibido na Figura 06,.

Figura 06 – Janela de Configuração de Conta.

Após clicar na opção “Novo” na janela da Figura 06, o usuário será redirecionado para a Configuração Automática de Conta. Nessa janela o usuário deverá marcar a caixa de seleção no canto inferior esquerdo que indica a opção de “Definir manualmente as configurações do servidor ou tipos de servidor adicionais”, como monstra a Figura 07.

Figura 07 – Janela de Configuração Automática de Conta.

Clicando em Avançar, a janela Adicionar Nova Conta de Email será apresentada, insira todas as informações necessárias para realizar a conexão com o servidor de e-mail, preencha como na Figura 08.

Figura 08 – Dados para conexão com o servidor de e-mail.

Após preencher todos os campos, clique no botão “Mais Configurações”. O botão está destacado na figura anterior.

Após clicar em “Mais Configurações”, a janela de Configurações de e-mail na Internet será aberta, clique na aba “Servidor de Saída” e marque a caixa de seleção que indica a opção “Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação”, como mostra a Figura 09. É importante verificar se o formulário está preenchido com os dados do usuário.

Figura 09 – Configuração adicional do servidor de saída de e-mail.

Agora o usuário deve clicar na aba “Avançado” para realizar as configurações de porta e criptografia das conexões. Os dados devem ser preenchidos como na Figura 10. O servidor de entrada IMAP deve ser configurado na porta 993, pois o servidor de POP3 foi desativado. A criptografia SSL deve ser selecionada na caixa de seleção. O servidor de saída SMTP deve ser configurado na porta 587, já a criptografia selecionada na caixa de seleção deve ser a TLS.

Figura 10 – Configurações avançadas para a conexão com o servidor de e-mail.

Agora o usuário deve clicar no botão OK e em seguida no botão Concluir. Nesse momento o usuário já deve ser capaz de sincronizar o seu cliente de e-mail com o servidor de e-mail.


Como configurar meu E-mail no iPhone iOS

Clique no ícone Ajustes do seu iPhone.

Selecione Mail, Contatos, Calendários.

Selecione adicionar conta.

Selecione outra.

Selecione adicionar conta do Mail.

Insira:

Nome: O nome da conta.

E-mail: Coloque o e-mail completo usuario@SETOR.ufpb.br

Senha: Senha da conta de e-mail.

Descrição: A descrição desta conta (opcional). Clique em seguinte.

Em servidor de correio de entrada insira:

Nome do host: imaps.ufpb.br

Nome de usuário: Coloque o e-mail completo usuario@SETOR.ufpb.br Senha: Senha da conta de e-mail.

Em servidor de correio de saída insira:

Nome do host: email.ufpb.br

Nome de usuário: Coloque o e-mail completo usuario@SETOR.ufpb.br Senha: Senha da conta de e-mail

Clique em seguinte.

Clique em sim na opção Deseja tentar configurar a conta sem SSL?.


Configurando o E-mail do Android.

O sistema operacional Android, para Smartphones, possui uma aplicação padrão para cliente de e-mail, o nome dessa aplicação é E-mail.

Segue um breve roteiro de configuração da aplicação E-mail, para que o usuário possa sincronizar com a sua conta do webmail.

Passo 1 – Procurar no Smartphone o aplicativo chamado E-mail. Ao encontrá-lo clicar no ícone do aplicativo para abri a aplicação.

Passo 2 – Será aberta uma janela solicitando o endereço de e-mail do usuário e a senha de acesso ao servidor de e-mail. Tais informações devem ser preenchida e em seguida o usuário deve clicar no botão que fica no canto inferior direito chamado “Configuração Manual”.

Passo 3 – Uma lista com algumas opções de tipo de conta de e-mail será exibida, o usuário deve selecionar a opção IMAP

Passo 4 – Uma janela com um formulário para a configuração do IMAP será exibida, os dados devem ser preenchidos como segue abaixo:

Nome do Usuário: Coloque o e-mail completo usuario@SETOR.ufpb.br

Senha: Senha da conta de e-mail Servidor IMAP: imaps.ufpb.br Porta: 993

Tipo de segurança: SSL

Prefixo do caminho IMAP: Opcional


Após o preenchimento dos dados, clicar em avançar.

Passo 5 – Uma janela com um formulário para a configurado SMTP será exibida, os dados deves ser preenchidos como segue abaixo:

Servidor SMTP: email.ufpb.br

Porta: 587

Requer Login: Marcar caixa de seleção

Nome do Usuário: Coloque o e-mail completo usuario@SETOR.ufpb.br

Senha: Senha da conta de e-mail


Após o preenchimento dos dados, clicar em avançar.

Passo 6 – Selecione as preferências de tempo de frequência de verificação do seu e-mail, isso definirá qual será o intervalo de tempo que o seu cliente de e-mail terá entre as sincronizações com o servidor de e-mail. Marque as caixas de seleção, caso queira usar a sua conta de e-mail como padrão. Há também uma caixa de seleção para que o usuário receba notificações em seu celular quando uma nova mensagem for recebida.

Passo 7 – Nesse momento a conta já está configurada, o aplicativo irá solicitar um nome para identificar a conta, que é opcional, e também um outro nome que será exibido nas mensagens de email. Após o preenchimento, basta clicar em concluir, no canto inferior direito da tela.

E-mail

Quem pode solicitar a criação de um e-mail setorial (@ct.ufpb.br)?

1. Servidor com vínculo ATIVO na UFPB que esteja lotado no Centro de Tecnologia.

2. Aluno de pós-graduação ou projeto do CT/UFPB.

Observação: Solicite um atendimento ao setor de Informática e anexar o Comprovante de Vinculo Institucional.

E-mail

Como criar um e-mail acadêmico GMAIL na UFPB

capa.png

Passo 1 – Entre no site do SIGAA da UFPB (https://sigaa.ufpb.br/sigaa).